Esporte
As atividades esportivas se dividem em dois tipos:
Aeróbica
Mantém a aceleração elevada do batimento cardíaco e da respiração por um longo período de tempo, do início ao fim da atividade física (além de trabalhar a musculatura). Exemplos: natação, ciclismo de estrada e de montanha, corrida, surfe, futebol, basquete, voleibol, tênis de quadra e mesa, etc.
Anaeróbica
Desenvolve e fortalece a musculatura. Exemplos: musculação, halterofilismo, lutas marciais, arremesso de peso, dardo e martelo, salto em altura, salto em distância, corridas curtas de velocidade, etc.
As atividades aeróbicas são ideais para a saúde pois melhoram o desempenho cardiovascular e respiratório dos praticantes, enquanto que as atividades anaeróbicas têm elevado risco de lesões e rupturas nas articulações, tendões e ligamentos. Esportes aeróbicos de explosão também tem esses problemas, veja a seguir.
As atividade esportivas aeróbicas se dividem em dois tipos:
Resistência
Ritmo equilibrado e cadenciado com baixo risco de lesões e rupturas. Ideal para a saúde do sistema cardiovascular, respiratório e qualidade de vida. Exemplos: natação, ciclismo de estrada e corrida.
Explosão
Ritmo desequilibrado com constantes e repentinas mudanças de direção, impactos ao pular, saltar e choques físicos com outros atletas, alto risco de lesões e rupturas das articulações, tendões e ligamentos. Exemplos: surfe, ciclismo de montanha, futebol, basquete, voleibol, tênis de quadra e mesa.
Os atletas se dividem em 3 tipos:
Profissional
É como um trabalhador. Horários regrados a cumprir. Cobrança de metas por parte do treinador. Cobrança de resultados por parte dos patrocinadores. Altamente insalubre e estressante. Alto risco de lesões e rupturas das articulações, tendões e ligamentos por causa da sobrecarga e do esforço repetitivo mesmo em atividades esportivas de resistência. Vida útil das articulações, tendões e ligamentos reduzida. Atletas profissionais abandonam a atividade assim que encerram sua carreira profissional pois não querem fazer aquilo nunca mais por causa do estresse pós traumático.
Amador
É igual ao profissional, mesmos problemas, só que sem receber premiações em dinheiro ou salário.
Recreativo
Treina a hora que quer, o dia que bem entender e na intensidade que bem desejar, sem metas a alcançar ou cobranças de técnicos e patrocinadores e sem ter que dar satisfação a ninguém. É o ideal. Aqui está a maioria dos praticantes de esportes. Geralmente passam a vida inteira praticando a atividade até a velhice.
Saúde Mental
Mente sã em corpo são. Essa matéria tratou da saúde física, para acessar a outra matéria sobre saúde física clique aqui e para acessar a matéria sobre saúde mental clique aqui.
Comentários
Postar um comentário